Image Map

28 de janeiro de 2017

Entrevista: Izabella Cordeiro

Pessoal, hoje estreia um novo quadro de postagens aqui no Entre Termos. Uma vez por mês, trarei uma entrevista exclusiva com personalidades ligadas às artes, com o objetivo de vocês conhecerem mais sobre os artistas maravilhosos brasileiros e se inspirarem em seus trabalhos.


Para abrir esse circuito, temos uma entrevista com Izabella Cordeiro, uma ilustradora e blogger que sou apaixonado pelo seu trabalho. Conheço a Iza há algum tempo e achei muito justo trazer para vocês um pedacinho das lindas criações dela! Vamos à entrevista?

Entre Termos: Iza, creio que poucos leitores meus lhe conheçam. Apresente-se brevemente.
Iza: Sou Izabella Cordeiro, uns chamam de Bella e outros de Iza. Tenho 25 anos e vivo no Rio De Janeiro. Não vou à praia todo dia e nem ligo pra sorvete tanto assim. Sou ilustradora freelancer, artista e tenho um blog <3

Entre Termos: Geralmente, quando crianças, já temos aptidão em desenvolver determinadas atividades. Desde cedo você já se imaginava uma ilustradora? Como foi a descoberta desse talento?
Iza: Quando eu era pequena minha mãe desenhou uma bailarina para eu pintar. Embora o desenho fosse bem simples, fiquei encantada e quis fazer um também. Depois disso comecei a copiar tudo o que eu via pela frente. Lembro de uma cortina que tinha no meu quarto com vária figuras, foram as primeiras que comecei a desenhar. Ao longo do tempo comecei a rabiscar uns desenhos em estilo mangá e hoje faço o que faço. Nunca me imaginei ilustradora, na verdade não achava que desenhar pudesse me gerar renda. Comecei a trabalhar com ilustração em 2015.

Entre Termos: E como blogger? De onde vem a inspiração para criar conteúdo?
Iza: Comecei meu blog em 2015 quando sai de um relacionamento tenso. Criei o blog para escrever textos melancólicos e me distrair um pouco. Depois comecei a postar sobre os meus desenhos e por incrível que pareça, muita gente gostou! Eu morria de vergonha de mostrar meus desenhos, achava que eram horríveis (ainda acho as vezes), fiquei realmente surpresa quando pessoas começaram a fazer encomendas. Desde então o Blog é dedicado principalmente às minhas ilustrações onde dou dicas sobre desenho e falo do meu cotidiano também, focando em resenhas literárias.

Entre Termos: Eu tenho muito carinho por alguns textos meus porque eles foram a minha porta de entrada na blogosfera. Qual a sua peça favorita já criada? Porque?
Iza: Sem dúvida essa ilustração (abaixo). Ela não é grande coisa, já mudei bastante meu traço, mas é umas de minhas obras preferidas. Se não me engano, fiz em 2013. Sou apaixonada por pássaros e figura feminina, então ela é uma grande referência para mim até hoje.



Entre Termos: A arte ainda é muito desvalorizada quando feita por artistas pouco conhecidos. Para quem quer seguir um caminho parecido com o seu, sobre o que deve estar ciente?
Iza: Que vai morrer de fome! (Brincadeira). Não dá para ficar rico sendo artista. Eu, por exemplo, não vivo só de ilustração, mas queria muito (...) Logo vem a recompensa que é o carinho dos meus admiradores e as vezes alguns projetos. Se você não ama o que faz, será exaustivo e desmotivador ainda mais se seu foco for ter muita grana com arte. Mas digo para quem gosta, estudar bastante, treinar o seu traço, JAMAIS comprar seu trabalho com o de fulano e sim com seus trabalhos antigos. Valorizar o seu tempo nos projetos, nunca se colocar pra baixo achando que o do outro e sempre melhor e o seu trabalho é uma merda (eu ainda faço isso). Tenha sempre a certeza do seu potencial.

"Para ser artista você não pode pensar em fama, status ou achar que entrará pra história e ganhará muita grana. Eu faço o que faço porque amo ilustrar, acho que morreria se eu parasse, desenhar é como respirar pra mim e é isso que me motiva a continuar produzindo."

Entre Termos: O que você considera primordial para conquistar alcances bons na internet?
Iza: Isso é uma coisa que eu nem imaginava ter, e com o passar do tempo tive que moldar isso. Meu blog e as minhas redes sociais eram bem variados, postava sobre tudo. Em 2016 comecei a separaras coisas. Hoje tenho um Instagram pessoal e um só de ilustrações, e o blog agora é de ilustrações também. Acho importante você saber qual é o seu público alvo, caprichar no conteúdo, definir seu nicho, ser autêntico, saber a hora certa de postar. Esse é básico. Quer uma dica? Visite o www.sernaiotto.com e seja feliz.

Entre Termos: É muito normal que a gente desanime em diversos momentos do nosso trabalho. Como você encara estes desânimos? O que você faz para sair de bloqueios criativos?
Iza: Isso acontece frequentemente comigo, inclusive essa semana eu estava fazendo algumas ilustrações com temas que escolhi e depois da terceira tentativa eu desisti. Nada que eu fazia me agradava, estava péssimo! Eu costumo deixar tudo de lado, guardo todo o meu material, dou uma olhada no pinterest, fotografias sempre me inspiram e o melhor que eu faço é ler. Tenho sempre um livro para ler e isso me desperta a imaginação de criar.


Entre Termos: Conte-nos algo interessante sobre você.
Iza: Olha, isso é difícil, mas vamos falar do meu lado quando não estou ilustrando. Sou feminista, sei cantar várias músicas das princesas da Disney, tenho até uma playlist que ouço as vezes; Adoro desenho animados, chamo meus amigos de demônios e suas variações. Acho que chega né, preciso manter minha reputação. (hahahha)

Entre Termos: Por fim, deixe um recado para meus leitores e convide-os para conhecerem seu trabalho completo.
Iza: Oin! Muito obrigada, Diogo, por me convidar pata essa entrevista, fiquei muito feliz! Espero que tenham gostado e qualquer dúvida pode encher os comentários do Diogo que venho responder.
Quem se interessou e quer conhecer mais as minhas ilustrações só me seguir nas redes sociais (abellacordeiro) em todas elas. Clique aqui e conheça o portfólio e aqui para conhecer o blog.

Pessoal, esse foi o post de hoje. Espero que tenham curtido o trabalho da Iza que é tão lindo e bem feito.

Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário