Image Map

29 de agosto de 2015

5 Dicas para escrever um bom post

Hoje vou dar pra vocês 5 Dicas para escrever um bom post. Essas são apenas dicas, não quer dizer que seja o estilo "certo", mas é um estilo que eu gosto bastante quando estou lendo os blog's por aí. Então, dou essas informações de acordo com a minha experiência como leitor.



1. A forma de escrever
Antes que você pense que um post tem que ser escrito com a linguagem formal, vou logo dizendo: tenha cuidado com qualquer forma de escrita que for usar em seu blog. Não precisa ser o blog culto, com uma linguagem rebuscada, mas, também passa longe de ser bom, o post que utiliza abreviações desnecessárias, gírias feias, etc. Tente descobrir a linguagem do seu público. É muito chato acessar um post cheio de exclamações, interrogações, repetições de letras, gírias...
Já fechei muitos blogs porque não conseguia decifrar o que estava escrito.

2. As imagens
As imagens podem enriquecer e, ao mesmo tempo, empobrecer seu texto. Cuidado na hora de escolher as mesmas. Se um post é de receita, você não vai colocar uma imagem de um animal, não é mesmo? (a não ser que esse animal tenha uma grande relação com a intenção daquele post). Outro erro constante é o uso de gif's. Gif's são aquelas imagens que se mexem, ou seja, pequenas animações. Eles ficam se movimentando sem parar, e isso incomoda muito na hora de ler um post.

3. A formatação
Não é porque têm dezenas de cores disponíveis, que você vai usar todas elas. Evite utilizar muitos efeitos no seu texto, pois isso o deixa cansativo. Gosto muito de utilizar o negrito, itálico e sublinhado, São ferramentas que conseguem deixar o texto chamativo sem parecer um trio elétrico.

4. A estrutura textual
Não precisa escrever um post em apenas um parágrafo. Utilize o enter para dividir o texto. Se você vai falar de temas x, y e z, utilize pelo menos um parágrafo separado para cada tema.

5. Seja original
Coleguinha, não é nada legal criar um blog apenas pra copiar o conteúdo do outro e dar "ctrl+v" no seu. Seja original. O blogueiro é um criador de conteúdo, e não um adaptador. Caso você quiser postar um Faça Você Mesmo, VOCÊ é quem deve: fotografar o processo, dar um toque especial no seu artesanato, fazer com que fique realmente imperdível. Se você navegar pela internet, vai compreender muito bem o que estou falando: Pesquisa no google um x tema que você vai encontrar milhares de post sobre o mesmo assunto. Mesmo assim, você ainda tem a oportunidade de escrever um post seu, e que realmente será interessante.

#DicaBônus: Use sua criatividade ao máximo!
#DicaBônus2: Se você utilizou uma frase/trecho de um coleguinha, faça o favor de colocar os créditos. Isso é uma coisa muito prática de se fazer e que evita muita dor de cabeça pro seu lado.

Essas foram as minhas dicas pra você escrever um bom post!
Se você tem mais alguma, comenta aí embaixo!
Até a próxima!

14 comentários:

  1. Adorei. Quem sabe agora as pessoas APRENDEM a fazer ao invés de simplesmente copiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um sonho meu é o pessoal aprender a ser criativo! haha

      Volte sempre!

      Excluir
  2. Tudo isso são coisas que eu costumo tentar fazer, mas nunca é demais relembrar e ver que estou num bom caminho!
    Bom trabalho. Estas dica são realmente úteis. ;)

    http://lemaodoce.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela!
      Pois é! Vamos usar esse post como "apostila" que vai dar certo!
      Obrigado!

      Volte sempre!

      Excluir
  3. Bom bom suas dicas, e pensar que meu blog era um canarval no início hahha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo! Essas dicas aí eu fui aprendendo quando decidi aprimorar minha escrita hehehe

      Volte sempre!

      Excluir
  4. São boas dicas e a última é a melhor, porque ninguém merece você fazer uma postagem para um qualquer copiar e colar no blog dele como se fosse de sua autoria.

    ANDYZANDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Anderson!
      E olha que tem muito "blogueiro" que faz isso por aí.

      Abraços!

      Excluir
  5. Essas dicas são essenciais para quem etá começando e também para quem está a há algum tempo na blogosfera. Ótimas dicas Diogo.

    www.princedreamer.com

    ResponderExcluir
  6. ctrl+c, ctrl+v= PIOR COISA, eu como leitora odeio de coração isso. Não vejo nada de mal em ler algo sobre um livro e duas blogueiras terem opiniões parecidas, mas é horrivel ver que uma foi la e apenas copiou e colou. Além de perder leitores esses blogs se queimam com os blogueiros também :S
    Obrigada pelas dicas ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kim!
      Quando a gente vai criar um blog, a única exigência é ser criativo!

      Por nada! <3
      Volte sempre!

      Excluir